Reconhecimento de Qualificações na Austrália

Se você não está familiarizado com o sistema educacional australiano, então pode estar se perguntando como sua qualificação no exterior se enquadra na Austrália e se as instituições australianas reconhecerão seus estudos anteriores. Leia as seguintes informações para descobrir se suas qualificações anteriores serão reconhecidas em sua admissão.

Reconhecimento de qualificação para cursos profissionalizantes

Ingressar em cursos de Formação Profissional e Vocacional (Vocational Education and Training - VET), Técnico e de Ensino Superior (Technical and Further Education - TAFE) normalmente exigem que você forneça comprovantes de que você completou, com sucesso, o equivalente internacional do Ano Australiano 10, 11 ou 12. Seu provedor deve ter uma lista das qualificações e requisitos acadêmicos mínimos para a entrada em cursos de educação profissional. Alguns cursos também podem exigir a conclusão de testes, audições ou portfolios. As qualificações e a experiência que você precisa para ingressar nos estudos profissionalizantes variam de acordo com os cursos, portanto verifique com seu provedor para obter mais detalhes.

Reconhecimento de qualificação para cursos de graduação

Existem várias qualificações diferentes aceitas pelas instituições australianas de ensino superior para ingressar em cursos de graduação. Aqui discutimos algumas de suas opções:

Escola secundária completa na Austrália

Estudantes internacionais, que completam o Ano 12 na Austrália, podem candidatar-se à admissão em graduações da mesma forma que estudantes australianos. Isso exige que eles completem o Certificado de Ensino Secundário Superior Australiano (Australian Senior Secondary Certificate of Education), oferecido em seu estado ou território, e obtenha um Posto de Admissão Terciária Australiana (Australian Tertiary Admission Rank - ATAR), ou uma Posição Geral (Overall Position - OP), em Queensland. O ATAR (ou OP) é o ranking (ou pontuação) que os estudantes australianos ganham quando se formaram no ensino médio, logo após concluir suas avaliações finais. É o método de seleção mais comum, usado para admitir graduados do ensino médio da Austrália em cursos de graduação. Os ATARs exigidos variam dependendo do curso e da instituição para a qual você está se candidatando. O ATAR será necessário para ingressar em seu curso preferido, listado no manual do curso da instituição ou em seu site, juntamente com quaisquer outros requisitos (como a submissão de um portfólio de trabalho para cursos de arte e design, a conclusão de uma audição para cursos de artes cênicas ou estudos de ensino secundário em matemática para cursos de engenharia).

Escola secundária completa no exterior

Os estudantes internacionais, que completam o ensino secundário em seu país de origem ou em outro lugar no exterior, podem frequentemente inscrever-se para ingressar nas instituições de ensino superior australianas, usando suas qualificações do ensino secundário no exterior. As qualificações internacionais reconhecidas por cada instituição variam, então você precisará verificar se sua instituição reconhece a qualificação de ensino que você cursou no exterior. Você também pode encontrar uma lista de qualificações reconhecidas no exterior e a pontuação necessária para ingressar em seu curso escolhido, verificando o próprio site da instituição desejada. Se a sua qualificação não for reconhecida, talvez seja necessário realizar estudos preparatórios para cumprir os requisitos de inscrição, como completar um ano de estudo universitário em seu país de origem, completar uma qualificação profissional equivalente a um certificado IV ou diploma na Austrália ou no seu país de origem, ou realizar um curso básico reconhecido na Austrália. Entre em contato com sua instituição para obter mais informações. Além desses requisitos para a entrada acadêmica, você também será obrigado a atender os requisitos de Inglês e quaisquer outros requisitos especificados para o seu curso escolhido.

Complete uma qualificação internacional

Se está completando o ensino médio no exterior e pretende estudar uma graduação na Austrália, você pode considerar a conclusão de uma qualificação internacional para a preparação terciária, como o Bacharelado Internacional (International Baccalaureate - IB). Produto da necessidade de facilitar a mobilidade internacional dos alunos, o IB é especialista em preparar estudantes para um ambiente mais global. O programa do primeiro grau do ensino médio, pré-universitário de dois anos, é completado por estudantes do ensino secundário, de 16 a 19 anos, e é reconhecido em cerca de 140 países para ingresso na universidade (incluindo todas as principais instituições terciárias da Austrália). As pontuações podem ser facilmente convertidas em classificações pelo Austalian ATAR (consulte o gráfico abaixo). Consulte o site da organização International Baccalureate para obter mais informações. Outras qualificações internacionais, que podem ser reconhecidas pelas instituições australianas, incluem o GCE A Levels e o Advanced International Certificate of Education. Entre em contato com sua instituição ou consulte o site para descobrir quais qualificações internacionais são reconhecidas e a pontuação necessária para entrar no curso escolhido.

Classificação combinada de Bacharelado Internacional e Tabela nacional ATAR

Aprovada pela Australasian Conference of Tertiary Admission Centres e pela organização  International Baccalaureate, esta tabela pode ser usada para converter as pontuações do IB 2016 para admissões terciárias de 2017 em New South Wales, no Território da Capital da Austrália, em Queensland, Tasmania, Victoria e na Austrália Ocidental. A conversão da ATAR é diferente na Austrália do Sul e no Território do Norte, de modo que os alunos que cursam estudos terciários nessas regiões devem consultar as instituições para obter maiores detalhes.

Reconhecimento de qualificação para cursos de pós-graduação

Como mínimo, a entrada em cursos de pós-graduação na Austrália geralmente requer que você forneça comprovantes de que concluiu com sucesso uma graduação apropriada, que por sua vez seja comparável a um diploma de bacharel australiano de uma instituição reconhecida. Para a entrada em alguns cursos, a qualificação de graduação precisa ser em um campo semelhante, enquanto outros cursos aceitam qualificações de graduação em qualquer outra disciplina. Alguns cursos também podem exigir a conclusão de testes, audições ou portfólios.

A entrada em níveis mais altos de estudo de pós-graduação (como mestrado ou doutorado) pode exigir a conclusão de um diploma de honra de bacharel, um diploma de graduação ou pós-graduação. Certos cursos de pós-graduação também podem exigir experiência de trabalho relevante ou capacidade de pesquisa. Em alguns casos, as instituições podem admitir candidatos que não cumprem os requisitos de entrada acadêmica, mas que possuem experiência de trabalho significativa em um campo relevante (isso é comum em programas de gerenciamento, como MBAs). As qualificações e a experiência que você precisa para entrar no estudo de pós-graduação variam entre os cursos, por isso verifique com seu fornecedor para obter maiores detalhes.